PROPOSTA PEDAGÓGICA


PROPOSTA PEDAGÓGICA



O Plano Escolar pretende ser uma garantia das aprendizagens escolares e uma definição dos caminhos que serão percorridos para a consecução dos objetivos e metas almejadas pela EMEFEI "Oscar Novakoski". Para a elaboração do mesmo, foi de fundamental importância a participação da professora Rosa Laura Garcia Calacina, primeira diretora da escola e sua gestora por vários anos.

Diante dos desafios que se apresentam para a Educação do século XXI, conforme o Relatório Jaques Delors, uma das tarefas mais importantes de nossa escola será desenvolver a habilidade de nossos alunos para "aprender a aprender". Cada um deve utilizar todas as possibilidades de aprender e de se aperfeiçoar, estando apto a utilizar corretamente estas possibilidades.
Na busca de um ensino de qualidade, os planos de ensino e os projetos elaborados pela equipe escolar tem enfatizado os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, para o desenvolvimento dos conceitos de cidadania, respeito, solidariedade, responsabilidade e a incorporação das habilidades necessárias que levem o aluno a aprender a aprender. Além disso, a educação continuada tem sido a tônica do trabalho coletivo, construído com a participação do corpo docente em cursos, encontros e HTPs, para o estudo e a melhoria da práxis pedagógica, cujo resultado são visíveis em sala de aula, na relação professor-aluno e na fidelidade ao contrato pedagógico.


Sendo assim, a escola mantém uma postura sócioconstrutivista, embasada nos pressupostos de Jean Piaget e Leon S. Vigotsky que consideram a criança como artífice de seu próprio caminho em direção ao conhecimento, sendo que, seu desenvolvimento cognitivo se dá pela interação com o ambiente e com as pessoas com as quais se relaciona. Nessa interação com o ambiente físico e social, o aluno formula hipóteses, busca soluções, construindo e reconstruindo seu conhecimento. Para tanto, pretende-se, que a educação atue no desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas, afetivas, éticas, de relação interpessoal, de inserção social, inserção do homem no mundo do trabalho, propiciando a compreensão do processo tecnológico e social da produção, distribuição e consumo dos bens necessários à existência humana, respeitando e convivendo com as diferenças individuais, de turmas, de idades, de papéis, de funções, de ideias, entre outros, com a contribuição de todos no processo educativo.
Dessa forma, a definição dos objetivos, a seleção dos conteúdos, a metodologia adotada e a avaliação não são pensadas isoladamente, mas conjuntamente com toda a escola, para que possam incorporar as habilidades básicas de cada área do conhecimento, conforme as diretrizes:
a) EDUCAR E CUIDAR
Propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude de aceitação, respeito e confiança; ajudando o aluno a identificar suas necessidades e priorizá-las, mostrando interesse sobre o que eles pensam, sentem, o que sabem sobre si e o mundo, visando torná-los mais independentes e autônomos.
 
b) BRINCAR
Oferecer aos educandos experiências ricas e diversas, voltadas às brincadeiras, para que possam exercer sua capacidade criativa, experimentando e internalizando compreensões particulares sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.
c) DESENVOLVER PARA A AUTONOMIA
Considerar o educando um ser capaz e competente para construir conhecimentos de acordo com suas singularidades e diferentes idades, respeitando as diferenças, ampliando suas pautas de socialização, oferecendo condições de aprendizagem que respeitem as necessidades de cada aluno em direção à autonomia, pressupondo-se a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum. Exercitando o autogoverno e usufruindo de gradativa independência ao agir, o aluno terá condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções.
d) RESPEITAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Considerar como ponto de partida para a ação educativa, os conhecimentos que os alunos possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão sujeitos, possibilitando novas aprendizagens significativas.
e) APRENDER RESOLVENDO PROBLEMAS

Propiciar situações de aprendizagem em que o aluno se defronte com situações-problemas que tem que resolver, buscando soluções, discutindo com outros alunos, favorecendo o exercício da criticidade que estimula a curiosidade.
f) DESENVOLVER COMPETÊNCIAS INDISPENSÁVEIS À VIDA CIDADÃ

Fornecer aos alunos os instrumentos necessários a uma participação consciente e ativa para o exercício da cidadania.
g) ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTOS, LINGUAGEM E AFETOS
Considerar as relações que se estabelecem entre as diferentes identidades dos participantes do 
ambiente escolar, alargando o universo inicial do aluno pela convivência com outros alunos, crianças e adultos, resgatando múltiplas formas de diálogo.


h) CONSTRUIR A IDENTIDADE DA ESCOLA COM ÊNFASE NO TRABALHO COLETIVO
Construir a identidade da escola a partir de suas características básicas, inserindo-a na comunidade, estabelecendo um relacionamento eficaz por meio de suas instâncias de participação: Associação de Pais e Mestres, Conselho de Escola, Grêmio Estudantil, Conselho Tutelar e Conselho da Criança e do Adolescente; objetivando a discussão, o enfrentamento dos problemas cotidianos da prática pedagógica e a busca de soluções conjuntas.






Nesse sentido, cabe ressaltar o empenho de todos os funcionários da unidade escolar no trabalho em equipe, objetivo esse alcançado ao longo dos anos, através do incentivo pelo sucesso da escola, pelos vínculos estabelecidos entre todos e da conscientização de que uma equipe é a soma de muitas energias, é a união em torno de um objetivo comum: o sucesso do aluno.
Considerando essas diretrizes, o papel do professor será o de mediador entre o aluno e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada aluno aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano.
Desde 2005, a escola tem utilizado material apostilado no Ensino Fundamental. O educadores participam periodicamente de oficinas de formação continuada, palestras e cursos de maneira a favorecer o aprimoramento do trabalho pedagógico.


A tarefa do professor assemelha à do jardineiro, que pode cuidar da planta, fazê-la crescer com saúde, mas, jamais transformá-la em outra planta – a criança – porque tem uma série de disposições internas, o professor jamais conseguirá transformá-la em outra criança, apenas auxiliá-la a atingir seu próprio nível de capacidade. Não há um tempo em que se educa e um tempo para viver. Educar é viver. Educa-se e vive-se durante todo o tempo. A criança é um ser completo em sua condição de criança e por isso sobrevive. É inacabada como somos todos nós, mas completa em sua condição de criança. Quase todos os alunos podem aprender tudo que desejamos, desde que façamos variar os métodos e o tempo em que cada um seja capaz de realizar seu trabalho.
(Desconhecemos o autor)










"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam juntos por intermédio do mundo" (Paulo Freire)

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