SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2011

 SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2011
É com grande satisfação que informamos a toda comunidade que a EMEFEI "Oscar Novakoski' acaba de ganhar, pela segunda vez, o Selo de Escola Solidária.
São 3.030 escolas, de todos os estados brasileiros, dentre elas 170 municipais, que por seu compromisso com uma educação de qualidade e a promoção do protagonismo juvenil, recebem agora o título de Escola Solidária 2011 e confirmam seu ingresso na Rede de Escolas Solidárias.
O Selo Escola Solidária significa ser uma escola que cria situações de aprendizagem com a comunidade por meio da participação social e da solidariedade. O voluntariado educativo consite em criar situações de aprendizagem nas quais os jovens se envolvem voluntariamente em projetos que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade. O selo é o reconhecimento às escolas de Educação Básica comprometidas com uma educação solidária e que desenvolve projetos de voluntariado educativo. (Site Oficial)
A escola competiu através do projeto: "Responsabilidade ambiental e valores humanos: intenções e ações" que contou com a participação de todos os alunos da escola ao longo das atividades desenvolvidas, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Houve também a participação, colaboração e incentivo por parte da direção, coordenação, professores, pais e funcionários. Este projeto surgiu da necessidade de unir o trabalho com temas de educação ambiental ao resgate de valores humanos e está relacionado ao projeto de educação ambiental desenvolvido em parceria com o departamento municipal de educação e departamento municipal de meio ambiente. Dessa forma, partindo-se do pressuposto que para respeitar o ambiente e os seres que nele vivem, em primeira instância, o ser humano precisa respeitar-se e respeitar o outro ser humano bem como compreender que toda forma de vida tem igual importancia no equilíbrio planetário, o projeto centraliza suas ações em dois princípios da Carta da Terra:
I. Respeitar e cuidar da comunidade da vida
1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade;
a. Reconhecer que todos os seres são interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos;
b. Afirmar a fé na dignidade inerente de todos os seres humanos e no potencial intelectual, artístico, ético e espiritual da humanidade;
2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor;
a.Aceitar que, com o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais vem o dever de impedir o dano causado ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas;
b. Assumir que o aumento da liberdade, dos conhecimentos e do poder implica responsabilidade na promoção do bem comum;
3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas;
a. Assegurar que as comunidades em todos níveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais e proporcionem a cada um a oportunidade de realizar seu pleno potencial;
b. Promover a justiça econômica e social, propiciando a todos a consecução de uma subsistência significativa e segura, que seja ecologicamente responsável.
Após as atividades diagnósticas, planejou-se as ações possíveis de serem alcançadas buscando um ambiente mais limpo e saudável.
Acreditamos que trabalhar questões relacionadas aos valores humanos leva o aluno a saber a ser e a conviver, dessa forma a escola contribui para a formação de cidadãos mais justos e democráticos.

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