terça-feira, 31 de março de 2015

PROJETO: FORMANDO LEITORES


O projeto “Formando Leitores” justifica-se pela importância de bibliotecas nas escolas, que sejam participantes das atividades pedagógicas, com a finalidade de formar cidadãos que desenvolvam o hábito e o prazer pela leitura. Através da leitura, os indivíduos são capazes de desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso crítico, dentre outras características fundamentais para o convívio social. Considerando a biblioteca escolar como um instrumento fundamental de apoio às atividades didático-pedagógicas, atenderá a docentes, discentes e comunidade escolar, no intuito de viabilizar a utilização do acervo literário, contribuindo para a criação de leitores e escritores competentes.





No mês de abril em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, data que marca o nascimento de Monteiro Lobato, promoveu-se a divulgação e o incentivo à leitura de suas obras constantes do acervo. Para isso, os exemplares foram expostos em instalação especialmente preparada e os alunos do 5º ano do EFI puderam escolher dentre os títulos oferecidos e retirá-los para leitura. Após o período de permanência com os livros e na ocasião da devolução dos mesmos, realizou-se uma oficina de criação intitulada “Boneca de Pano”. Nesta, os alunos confeccionaram uma pequena boneca de pano, retratando um de seus principais personagens – a boneca Emília.


5º ano A - Profª Lúcia Helena





5º ano B - Profª Stela





No mês de maio foi a vez dos alunos da Educação Infantil. O objetivo foi trazer os pequenos à biblioteca para que pudessem conhecer esse espaço de leitura e contato com os livros, aprendendo as primeiras noções de cuidado com os materiais disponíveis. Nesse ambiente de aprendizagem, despertando o gosto pela leitura e explorando o lúdico da criança, as turminhas puderam assistir ao teatro de fantoches "Chapeuzinho Vermelho".














Os pequenos adoraram o teatro e pediram mais!!!!
Então.... a história "O Macaco e a Velha" foi contada por meio de vídeo musicado. 
Ao final do vídeo, realizaram reconto oral e pintura a dedo, trabalhando com cores.  Levaram para casa o macaco Simão com o combinado de recontarem a história a seus familiares.










PESQUISA DE INTERESSE LEITOR
A leitura não é apenas uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, é também um dos grandes prazeres da vida. Num mundo onde cada vez mais os meios de comunicação dominam o interesse das novas gerações, é preciso se preocupar em criar nas crianças hábitos de leitura. 
Assim, oferecer títulos de interesse comum aos alunos da unidade escolar motivou a realização de uma pesquisa, realizada no mês de Junho, para identificar qual (quais) livro (s) gostariam de encontrar  no acervo.





RESULTADO:
 Finalizada a pesquisa, identificou-se  "O diário de um banana" como o livro mais solicitado pelos alunos. A aquisição da coleção de livros foi solicitada à gestão da escola e colocada à disposição dos alunos no segundo semestre letivo.


DE FÉRIAS SIM, MAS SEM SE DESCUIDAR DA LEITURA!

Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma atividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levem, por sua vez, a novas leituras.
Assim, os alunos do Ensino Fundamental II foram convidados a retirar um livro para ler nas férias e fazer um anúncio com o objetivo de incentivar a leitura.


COLEÇÃO VAGA-LUME TERÁ RELANÇAMENTOS EM 2015!


Responsável por criar gerações de leitores no Brasil nas últimas quatro décadas, a Coleção Vaga-Lume, da Editora Ática, relançará dez livros em agosto de 2015, como parte da comemoração de 50 anos da editora.
Criada em 1972, a coleção lançou autores como Marcos Rey, Luiz Puntel, Lúcia Machado de Almeida, Maria José Dupré, Marçal Aquino e muitos outros. Em 2015, alguns desses autores retornarão às livrarias. 
Pensando em estimular a leitura dos livros da coleção Vaga-Lume, foram reunidos os títulos do acervo da biblioteca e organizados em uma instalação para que os alunos pudessem melhor visualizá-los, escolher, ler e se divertir!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário