sexta-feira, 10 de abril de 2015

PROJETO EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO

Visando diminuir o índice de acidentes de trânsito que representam, na atualidade, uma das principais causas de morte no país, este projeto justifica-se pela necessidade de promover mudanças de comportamento e do conhecimento como forma de proteção a vida, enfatizando os direitos e os deveres de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito e, sobretudo, estimulando atitudes de respeito, prudência e atenção para o bem estar de todos, em parceria com a CENTROVIAS.

4º ano A (Profº Rubens) e 4º ano B (Profª Bárbara)

A expectativa desse projeto é conscientizar os alunos para que possam conscientizar seus familiares, conhecidos e parte da nossa população sobre os problemas no trânsito. A atividade 2 teve como objetivo a conscientização da comunidade a respeito dos cuidados com o trânsito. Inicialmente em sala de aula discutimos sobre a questão dos cuidados que tanto os pedestres e motoristas tem que tomar no trânsito, os alunos estavam conscientes da necessidade que temos que tomar cuidado no trânsito. Após essa discussão elaboramos uma lista das formas de prevenir os acidentes no trânsito. Confeccionamos panfletos para que fossem distribuídos na comunidade ao redor da escola.  Foi um momento bastante proveitoso pois os alunos puderam vivenciar o que foi discutido em sala de aula.







4º ano A - Professor Rubens
Paródias sobre o Trânsito
Em grupos, os alunos decidiram qual música usariam como referência na elaboração da paródia. Depois montaram seus textos.








JARDIM PROFESSORA CLAUDIA
 MÚSICA O FUSQUINHA ATRAPALHADO








5º ano B: O perigo dos pés ao acelerar muito! (Profª Stela)





















Atividade: Crianças nota dez no trânsito
  3º ANO A e B (PROFª PATRÍCIA)
Maio
Atividade: Refletindo sobre conscientização no trânsito.
Objetivo: Formar o comportamento da criança enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre ou passageiro; identificar regras de trânsito como fator importante na ordem e segurança; desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
Esta aula foi bem interessante, pois as crianças expressaram todo seu conhecimento e criatividade na elaboração dos cartazes, assim como perceberam a importância do trabalho em equipe, e quanto melhor é realizar uma atividade que une as ideias, ao invés de impor somente a sua








Abril (3º ano A e B)
Objetivo: Identificar os fatores importantes na ordem e segurança no trânsito; desenvolver o senso crítico; conscientizar sobre a responsabilidade que cada um tem sobre seus atos;
 Despertar noções de cidadania; distinguir o certo e o errado.

Com esta atividade as crianças puderam dividir e somar conhecimentos, pois a mesma proporcionou esta troca, e todos puderam perceber a importância que todos nós temos com a segurança no trânsito, e que devemos ser sempre cautelosos para evitar qualquer tipo de acidente com nós próprios e com nossos semelhantes.

3º ano A




3º ano B






A turminha do 1º ano C - Profª Célia - está fazendo excelentes atividades dentro deste projeto:










Os alunos do 4º A, com o professor Rubens; e 4º B, com a professora Bárbara, estão desenvolvendo atividades do projeto Centrovias para conscientizar colegas e população sobre os problemas no trânsito.
Os alunos já concluíram algumas atividades: discutiram regras do trânsito, criaram paródias com o tema e distribuíram panfletos para a população.







Alunos do 5º ano A, profª Lúcia Helena realizam atividades do projeto:







Os pequeninos aprendem importantes noções sobre trânsito seguro:
(Profª Silvana Paulucci Ferreira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário