segunda-feira, 15 de junho de 2015

PASSEIO CULTURAL EM BARRA BONITA

Alunos do Ensino Fundamental II visitam Barra Bonita
(Professora Débora e Professor Paulo)

Estudiosos confirmam ser, realmente, a cerâmica a mais antiga das indústrias. Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo. A cerâmica passou a substituir a pedra trabalhada, a madeira e mesmo as vasilhas (utensílios domésticos) feitas de frutos como o coco ou a casca de certas cucurbitácias (porongas, cabaças e catutos) .

As artes cerâmicas demandam calma e circunspeção: a argila e os elementos de liga devem ser cuidadosamente escolhidos e o manejo deve ser paciente porque ela oferece tantas possibilidades quanto variações e rupturas após a queima; assim uma peça cerâmica contém além de todos esses ingredientes e cuidados, a apreensão, o suspense e o ardor.

Ela pode ser manufaturada ou industrializada e sua matéria-prima principal é a argila, o caulino, o barro, a pasta. Modelada e cozida ao sol, em fogueiras ou em fornos aquecidos a temperatura conveniente, o produto pode ter cor natural, preto ou em variações que ocorrem do amarelo ao vermelho, podendo ainda, ser revestido de pintura, composta de silicalcalinos ou vernizes à base de chumbo ou estanho, formando um esmalte brilhante e resistente com ricas variações.























Fotos: Arquivo da Escola
Fonte de Pesquisa: http://www.barrabonitasp.com.br/eclusa.html e eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/origem.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário