Na quinta-feira, dia 1º de outubro, aconteceu o “Dia de Ler Todo Dia”, uma grande mobilização para incentivar o hábito da leitura.
Ação pretende mobilizar milhares de pessoas em todo o País em atividades individuais ou coletivas de leitura.
Data: 01/10/2015
Professora: Gabriela
Começamos o dia com a leitura da “Branca de
neve”. Para isso, a professora se
fantasiou de bruxa e algumas crianças de branca de neve,
flores, sol, caçador, anões e uma bruxinha. As crianças adoraram ser fantasiados.
Durante a leitura cada personagem surgia, vivenciando um
conto real. Cada criança prestava atenção na história e detalhes das roupas e
gestos.
Depois da leitura foi colocado o baú de livros infantis para
as crianças desenvolverem sua criatividade por meio da leitura de imagens.
Logo após, fizemos uma socialização das leituras quando as crianças puderam narrar suas histórias baseadas nos livros.
JARDIM C
Professora: Claudia
REALIZEI A LEITURA, NA BIBLIOTECA, DA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO.
USAMOS O BAÚ DA EDUCAÇÃO INFANTIL JUNTAMENTE COM FANTOCHES.
AS CRIANÇAS FORAM AS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DEVIDO AO FANTOCHE.
EM SEGUIDA PUDERAM MANUSEAR OS FANTOCHES E LER À VONTADE NA BIBLIOTECA.
PROFª
ARLETE
A LEITURA JÁ FAZ PARTE DA NOSSA ROTINA,
MAS PARA FAZER COM QUE OS ALUNOS TENHAM MAIS INTERESSE AINDA MONTEI EM MINHA
SALA UMA TENDA COM TNT COLORIDOS, NO MEIO
DA SALA UM BAÚ COM MUITOS LIVROS
E ALMOFADAS PELO CHÃO PARA QUE O AMBIENTE SE TORNASSE MAIS ATRATIVO.
ASSIM QUE CHEGARAM FICARAM CURIOSOS PARA
SABEREM O QUE TERÍAMOS DE DIFERENTE NO DIA DE HOJE. DEPOIS DE ACOMODAR
TODOS EM UM GRANDE CIRCULO FIZ A LEITURA
DO LIVRO: CONTOS DE SAPO – DE HELTER BOCHI. TODOS PRESTARAM BASTANTE ATENÇÃO E
EM ALGUMAS OPORTUNIDADES ERAM QUESTIONADOS A IMAGINAR O QUE ACONTECERIA EM
SEGUIDA.
DEPOIS DE CONCLUIR A LEITURA CADA ALUNO
PODE ESCOLHER UM LIVRO PARA “LER” - DO JEITINHO DELES, É CLARO, POIS AINDA ESTÃO EM INICIO DE ALFABETIZAÇÃO. ALGUNS JÁ CONSEGUEM LER PALAVRINHAS SIMPLES E EU FUI ORIENTANDO CADA UM PARA
QUE CONSEGUISSEM DESCOBRIR O NOME DA HISTÓRIA DE SEUS LIVROS .
FOI MUITO BOM VER O INTERESSE DAS CRIANÇAS
PELOS LIVROS E EM TENTAR LEREM ALGUMAS PALAVRINHAS PRINCIPALMENTE QUANDO
CONSEGUIAM DESCOBRIR O QUE ESTAVA ESCRITO A EXPRESSÃO DE ALEGRIA EM SEUS ROSTOS
FOI GRATIFICANTE.
PROFESSORA MARY JULIE em roda de leitura com alunos da Educação Infantil, turma do Jardim A.
1°Ano A
Professora Célia Lopes
Objetivos:
·
Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler;
·
Desenvolver a postura de leitor e ouvinte;
·
Compreender a história por seu contexto.
Comecei a atividade de leitura colocando alguns
tapetes e almofadas no chão para que os alunos se sentissem à vontade.
Escolhi
o livro O Coelho Mau atendendo ao pedido da classe.
Os alunos participaram emitindo
opiniões sobre o comportamento do coelho e no final possibilitei que as crianças fizessem diferentes
interpretações e expressem suas opiniões a respeito do que foi lido
1º ANO B
PROFESSORA ALCILÉIA
A leitura diária aos alunos já faz parte da nossa prática de trabalho há muito tempo. Nosso interesse está na formação de leitores a partir do estímulo à leitura dos mais diversos tipos de textos. Acreditamos que se aprende a ser leitor lendo, construindo opinião e gosto literário, refletindo sobre a função de cada texto, utilizando-o na vida e na construção de conhecimento do mundo. Além da importância na formação leitora, os livros são fundamentais no processo de alfabetização. A partir do contato que a criança tem com todo o texto escrito, mesmo antes que possa lê-lo por si mesma, ela já está conhecendo e fazendo hipóteses sobre a língua e seu sistema de escrita.
Para comemorarmos o Dia de Ler - 01/10, nossa escola se preparou para deixar o ambiente ainda mais agradável aos alunos para que aproveitassem o máximo de toda leitura preparada e realizada pelo professor.
Li para meus alunos o livro: " A estrela que queria ver o sol" de Denise Ruiz. Preparei um lindo cenário na lousa sobre o tema do livro e os alunos sentados em círculo puderam experimentar o encantamento de ouvir histórias.
Hoje em dia, sabemos que toda criança vivente em uma cultura letrada já chega à escola com um conhecimento sobre a escrita. Quanto mais as crianças são expostas aos livros, mais elementos terão na construção de seu conhecimento acerca do mundo das letras.
1º ANO C
PROFESSORA: MICHELE
OBJETIVO: Incentivar o hábito de leitura.
A aula foi iniciada com a seguinte pergunta:
Por que é importante ler?
Foi colocado aos alunos que, o hábito da
leitura pode nos trazer diversos benefícios essenciais para nosso
desenvolvimento.
A pessoa que tem o habito de
leitura amplia conhecimento, sabe falar
sobre diversos assuntos, tem oportunidade de encontrar empregos melhores,
melhora memória, aprimora capacidade de aprendizado , diminui o estresse; em
fim, a leitura nos transforma. Os alunos
concordaram com tudo que foi falado e acrescentaram outras sugestões. Em
seguida, fizemos a leitura do livro, “A estrela que queria ver o sol”. Eles
adoram histórias e usaram desenhos em EVA
para representá-los. Todos participaram e gostaram da leitura.
2º ANO A
PROFESSOR: LETÍCIA
Na sala de aula, os alunos DO 2º ANO A foram separados em duplas e trios. Cada um escolheu um livro que havia no baú. A leitura era feita pelos componentes do grupo, cada um leu uma página. Foram lidos vários títulos de autores diferentes.
2º ANO B
PROFESSORA:
GISELE
O
projeto DIA DE LER, TODO DIA complementou a rotina da nossa sala, pois todos os
dias, iniciamos com um leitura diária. O livro é um recurso de suma importância
na rotina escolar, e nos anos iniciais ele vem colaborar nas áreas da leitura e
escrita da criança, ampliando vocabulário, trazendo ortografias, trabalhando
conceitos gramaticais, interpretação e consequentemente estimulado o mundo da
imaginação, a expressão criativa dos alunos.
Aproveitamos
a oportunidade de realizar nossa leitura com o livro digital – OS DEZ
SACIZINHOS e organizamos da seguinte forma:
1. Leitura realizada pela professora, sem
ênfase nos detalhes da história,
2. A leitura de cada trecho era realizada
por aluno,
3. Por último cada aluno lia um trecho e
explicava o que entendeu, dando ênfase nos detalhes das imagens, e
4. Trocas, devolutivas realizadas
oralmente.
3º ANO A e B
PROFESSORA PATRÍCIA
A sala foi preparada para
esta atividade com um tapete branco no chão e no centro um baú com gibis (
Turma da Mônica, Zé Quest, etc.).
Todos os alunos sentaram em volta do tapete e iniciamos
uma roda de conversa sobre o tema “Leitura”, que tipo de leituras podemos
realizar, em que local, horário, etc. Após expliquei o dia de hoje “Dia de Ler”
e conversamos sobre o que a leitura nos oferece, porque ler é bom, é importante
e então listamos na lousa tudo o que as crianças disseram.
Logo depois abrimos o baú e cada aluno retirou um gibi.
Expliquei que hoje faríamos uma leitura diferente das leituras diárias que
realizamos no nosso cotidiano na sala de aula. Expliquei como é uma leitura de
lazer, que é a leitura para nossa diversão, que podemos fazer em qualquer
lugar, sem um propósito, apenas para nossa distração.
Todos leram os gibis, trocaram, mostraram uma parte que
gostaram para os colegas, etc.
Foi uma atividade diferenciada que proporcionou que todos
os alunos participassem independentemente da fase alfabética em que se
encontra, visto que as histórias em quadrinhos possuem muitas imagens que
favorecem a compreensão da mesma.
3º ANO C
PROFESSORA GISLAINE
Hoje foi um dia muito especial, pois os alunos tiveram um momento
diferente na sua rotina diária de leitura. Eles foram assistir a historia da
“Centopeia e seus sapatinhos” na lousa digital. Para eles foi muito interessante. Todos gostaram bastante e ficaram
sensibilizados pelo trabalho e grande esforço da joaninha, o que foi
representado em belas ilustrações.
4º ANO A
PROFESSOR RUBENS
Como o objetivo de incentivar os alunos a
adquirir ou aperfeiçoar o habito de leitura permanente o dia de ler. Todo dia,
veio propor atividades relacionadas à leitura de diversos tipos de textos.
Como atividade para esse dia, nós fizemos a
leitura e discussão do livro Tartufo de Eva Furnari. No primeiro momento
apresentei para os alunos a biografia da escritora, com os fatos mais
relevantes da vida.
Dando continuidade fizemos a leitura do livro
de modo compartilhado, no qual cada aluno leu uma parte, após finalizar a
leitura alguns alunos falaram a parte que mais gostaram e o porquê.
A discussão foi bem proveitosa, pois os
alunos conseguiram compreender o ponto final da história.
Finalizando o trabalho com o livro fizemos o
reconto escrito da história. Além de conscientizar os alunos sobre a
importância do hábito de leitura, essa história mostrou a eles que devemos
procurar ser pessoas que valorizam as pequenas coisas da vida como um sorriso.
Além de mostrar que todos nós temos comportamentos que não agradam a todos, mas
temos que procurar viver em harmonia e respeitar o modo de ser das pessoas.
5º ANO A
PROFESSORA LÚCIA HELENA
Contos de terror.
5º ano B
Professora : Stela
Leitura: "O diabo e o lavrador" - Livro A hora do Conto I - Ed. Impala.
História lida pela professora com entonação de voz nas falas das personagens. Ilustração da história.
Assunto: Um lavrador engana o diabo ganancioso com suas plantações de batatas e trigo.
ENSINO FUNDAMENTAL II
6º ANO A
Leitura em círculo do conto "A Arca de Trancoso", onde cada pessoa que abria a arca encontrava algo diferente. Os alunos retiravam sugestões de dentro da arca e continuavam a história. (Professora Vera)
6º ANO B
Leitura de poesias do livro "Classificados e nem tanto" com posterior criação de classificados e ilustração.
7º ANO A
Leitura ao ar livre e troca de ideias com os colegas para declamação. Em duplas os alunos declamaram poemas lidos aos colegas. (Profª Cíntia)
Também em sala de aula, realizaram leitura em roda com escolha de livros do baú. (Professores Aline e Daniel)
8º ANO A
Desafio poético: os alunos fizeram a leitura de HAICAI (poemas com três versos, rimados) e os colegas tinham que responder ao poema lido com rimas. (Professora Cíntia)
7º ANO B e 8º ANO B
Leitura do livro "As aventuras de Pedro Malasartes" e, em grupos, encenaram os "causos" contados pela personagem.
9º ANO A
Leitura de clássicos literários ao ar livre. Os alunos escolheram diferentes espaços ao lado do ginásio de espoetes para realizar a leitura de obras clássicas da literatura nacional e internacional para posterior debate em sala de aula. (Professora Cíntia)
9º ANO B
Roda de Leitura sobre a obra de Pedro Bandeira "A droga da Obediência".
Nenhum comentário:
Postar um comentário