terça-feira, 26 de abril de 2016

PROJETO MIND LAB BRASIL - JOGOS DE RACIOCÍNIO

Metodologia
Objetivos
Metodologia Mind Lab é um sistema para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e outras habilidades para a vida. 
O jogo é o exemplo perfeito de uma tal experiência – é divertido, envolvente e emocionante e, portanto, estimula o envolvimento. Também proporciona um terreno fértil para a formação e aplicação das habilidades de raciocínio e habilidades para a vida.
Desenvolvimento da Consciência: A consciência do processo de raciocínio é essencial para o crescimento pessoal em todas as áreas da vida. A Metodologia enfatiza a metacognição e explora as potencialidades do pensar de uma maneira reflexiva. Ao examinarem seu processo de raciocínio, as crianças e os jovens desenvolvem progressivamente sua autonomia. Esta consciência do processo de raciocínio aumenta as possibilidades de desenvolver novas formas de pensar sobre si mesmos.
Desenvolvimento da Habilidade de Raciocínio: Na Era da Informação na qual vivemos, uma ênfase crescente é dada às habilidades fundamentais de raciocínio. A Metodologia desenvolve uma grande diversidade de habilidades: estratégias para proposição e solução de problemas, tomada de decisão, processo de investigação, habilidades verbais e de comunicação, entre outras.
Fortalecimento de Habilidades Sociais e Emocionais: A experiência do jogo é uma ferramenta significativa para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e éticas. Ela nos proporciona vivenciar situações envolvendo cooperação e competição, vitória e derrota, acerto e erro, aceitar regras, trabalhar em equipe, possibilitando assim oportunidades de lidar melhor com as emoções e aprimorar a determinação, persistência e autodisciplina.
Transferência Interdisciplinar: A habilidade de realizar transcendências, fazer composições entre diferentes áreas do conhecimento, é considerada, por muitos pesquisadores, a mais importante no processo de aprendizagem. Através da Metodologia, as crianças e os jovens desenvolvem suas habilidades para construir conexões entre diferentes e variados campos do pensamento e da experiência humana, transcendendo estas relações para o cotidiano.

Referências:http://www.mindlab.com.br/mindlab/index.php/metodologia/objetivos/

As imagens abaixo são referentes à Fase Classificatória Regional para Olimpíada 2016:








1º ANO C - PROFESSORA MARIA APARECIDA




segunda-feira, 25 de abril de 2016

GRÊMIO ESTUDANTIL 2016

Conforme calendário escolar, a constituição do Grêmio Estudantil aconteceu novamente com duas chapas concorrentes, sendo uma para o período da manhã e outra para o período da tarde: “Unidos para o bem.” e “Força Juvenil”, respectivamente. A vencedora deste ano foi a chapa que representou os alunos do período da manhã “Unidos para o bem” que obteve trezentos e cinco votos (305) contra duzentos e noventa e três (293) votos da chapa concorrente. 

"UNIDOS PARA O BEM"

Presidente: Kailani Bonafé Lucato (7º ano A)
Vice-Presidente: Julia Fernanda Andreta (7º ano A)
1º Secretário: Thais de Oliveira Serra (8º ano A)
2º Secretário: Lana Rubia Cruz de Lima (8º ano A)
1º Tesoureiro: Maria Eduarda Torino ( 8º ano A)
2º Tesoureiro: Maria Clara Santi de Oliveira (7º ano A)
Diretor Social: Nathalia Borracini (7º ano A)
Vice-Diretor Social: Milena Romacheli Balista (7º ano A)
Diretor de Esportes: Leonardo Henrique Rodrigues da Silva (8º ano A)
Diretor de Cultura: Elisa de Oliveira Gasparoto (6º ano A)
Vice-Diretor de Cultura: Carlos Eugenio Giroti Junior (¨6º ano A)
Orador: Bruna de Oliveira Dutra (6º ano A)
Suplente: Enzo José Nogueira Marcon (6º ano A)












E o Grêmio inicia suas atividades promovendo a leitura nos intervalos por meio de uma caixa com livros colocada a disposição dos alunos:





terça-feira, 19 de abril de 2016

8º ANO A

A Professora Cíntia Milene, de Língua Portuguesa, levou os alunos do 8º ano A para conhecerem enciclopédias na Biblioteca Escolar.





 Para poderem interagir com colega de classe e tornarem-se cidadãos aptos a realizar inclusão social, alunos do 8 ano sentiram a necessidade de aprender a língua de sinais. O aluno Pedro, com auxílio de sua intérprete Tatiana, tem ensinando seus colegas a se comunicarem em Libras.

 Toda quinta-feira, Pedro compartilha um sinal com a turma. As novas palavras e os respectivos movimentos ficam expostos em um cartaz para que os alunos possam interagir em Libras e utilizar os sinais aprendidos durante a semana.
(Professora Cíntia Milene)





Em continuidade às oficinas da "Olimpíada de Língua Portuguesa", alunos do oitavo ano A realizaram uma exposição de objetos antigos pertencentes a seus familiares e receberam duas avós para uma entrevista coletiva. Dona Eva e dona Lourdes contaram muitas histórias, aconselharam os jovens e emocionaram a todos com suas lembranças.
Agradecemos a visita e os ensinamentos das vovós da Maria Gabriela e da Manuela!
Agora seguiremos com a produção das Memórias Literárias (Português, professora Cintia)










FORTALECENDO A EQUIPE ESCOLAR


Um momento do HTPC especial e agradável, com o objetivo de manter e solidificar o vínculo entre os educadores, integrando e promovendo momentos de união, alegria, interação e respeito.

A professora Mary, de Educação Física, promoveu dinâmica em grupo com muito entusiasmo, agradando a todos os presentes.









AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O PROFESSOR JÉFERSON

Oba, Educação Física!
Essa é com certeza a aula mais esperada pela garotada.
O currículo da matéria sugere ensinar a cooperação entre os colegas e a criação de regras para brincadeiras em equipe. Durante qualquer jogo coletivo, os alunos aprendem esses conceitos, que serão aplicados em diferentes situações da vida.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a disciplina pode ajudar os pequenos a entender também, entre outras questões, as diferenças culturais e individuais. Isso inclui perceber, por exemplo, que meninos e meninas têm potenciais distintos, mas que todos são capazes.






VISITA: FEIRA DO LIVRO


Com o objetivo de promover a cultura leitora, os alunos visitaram a tradicional Feira do Livro promovida pelo Departamento Municipal de Educação. Na oportunidade, os alunos entram em contato com vários tipos de textos literários, primeiros passos para desenvolver o gosto pela leitura.