Visando diminuir o índice de acidentes de
trânsito que representam, na atualidade, uma das principais causas de morte no
país, este projeto justifica-se pela necessidade de promover mudanças de
comportamento e do conhecimento como forma de proteção a vida, enfatizando os
direitos e os deveres de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito e,
sobretudo, estimulando atitudes de respeito, prudência e atenção para o bem
estar de todos, em parceria com a CENTROVIAS.
Considerando o papel transformador da sociedade que
a escola e a educação possuem dentro das Políticas Educacionais, o trânsito e o
meio ambiente têm sido abordados como temas muito importantes para colaborar na
formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo na solução de
problemas, incluindo estes temas como práticas nas escolas, servindo como um
canal de informações e formação dos alunos por meio de princípios de cidadania,
valores e atitudes.
Considerando que a maior parte dos pais dos
nossos alunos faz uso de veículos particulares e transportes escolares para
encaminhar seus filhos à escola diariamente e, considerando também, que os
alunos que moram nas proximidades da escola utilizam as vias públicas para se
locomover, e ainda os diversos problemas ambientais associados ao trânsito,
este projeto visa atender as necessidades da escola e da nova legislação que
inclui o trânsito como um dos “Temas Transversais” a ser trabalhado na Educação
Infantil.
A turma do 5º A da professora Gisele e 5º B da Professora Stela desenvolveram uma atividade do Projeto Educar para Humanizar o Trânsito, falando sobre a segurança do pedestre, unindo teoria e prática.
As Professoras Adriana e Silvana também trabalharam com seus alunos questões relacionadas ao uso da faixa de pedestres.
5º A e 5º B maio 2016
Professoras: Gisele e Stela
Pedestre
– Caminhar com Segurança (ilustração)
Retomamos o texto
“Pedestre – Caminhar com Segurança” já trabalhado em sala de aula para
recordarmos e socializarmos as mudanças práticas que os alunos realizaram após
essa atividade.
Os alunos escolheram uma frase do texto,
transformaram-na em “slogan” e, em folha de sulfite copiaram-na e ilustraram de
acordo com a mensagem, pois se trata de cuidados que os pedestres devem ter
pelas ruas das cidades. Em seguida montaram um painel com os desenhos para
expor as atitudes corretas que devem ser tomadas pelo pedestre aos demais
alunos da escola.
Foi
uma atividade simples, mas com desenhos bem criativos mostrando pequenos atos
que fazem a diferença para tornarmos cidadãos conscientes.
Semana
do Meio Ambiente
5º A e 5º B junho 2016
Professoras: Gisele e Stela
Projeto Viva o Meio Ambiente
Objetivos: - Conscientizar
sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente;
- Incentivar e valorizar
atitudes de reciclar, reutilizar e reduzir.
Na Semana do Meio
Ambiente trabalhamos o texto do
cartaz “Lixo zero, saúde mil” mostrando que o lixo diminuindo, a saúde aumenta.
Então, os alunos produziram uma frase “slogan”, escreveram no sulfite e ilustraram de
acordo para a montagem do mural.
Posteriormente
entregamos um calendário dessa semana especial, com dizeres que levavam a uma reflexão sobre a mudança de
atitudes em prol do meio ambiente a cada dia da semana e o outro em branco para
preencherem com ações a serem realizadas por eles.
Para
finalizar assistiram o DVD Wall-e que veio complementar o que estava sendo
estudado, fizemos comentários a respeito do filme e por último eles ilustraram
a parte que mais gostaram.
5º A e 5º B junho 2016
Professoras: Gisele e Stela
Motoristas
do Bem
Objetivo:
Incentivar e valorizar atitudes corretas no trânsito.
Trabalhamos
um diagrama (sugerido pelo bloco de atividades da Centrovias) com atitudes positivas relacionadas aos
motoristas do bem. Atitudes essas que valorizam os motoristas corretos e
incentivam pedestres e ciclistas a transitarem corretamente.
5º A e 5º B junho 2016
Professoras: Gisele e Stela
Frases
e ilustrações
Objetivo:
Valorizar atitudes corretas no trânsito, entre motoristas, pedestres e
ciclistas.
Retomamos
o texto “Motoristas do bem” já trabalhado anteriormente. Dividimos o texto em
seis frases, estipulando uma para cada aluno escrever no sulfite e ilustrar de
acordo.
Os
desenhos ficaram bem criativos e na sequência montamos um mural com eles. Esses
desenhos mostram frases que visam valorizar atitudes corretas entre motoristas,
pedestres e ciclistas.
Relatório
5º A e 5º B agosto 2016
Professoras:
Gisele e Stela
TÍTULO:
Dia do Pedestre
RECURSOS
PEDAGÓGICOS UTILIZADOS: Papel cartão e mensagem com dicas de
segurança.
OBJETIVOS:
- Conscientizar
sobre a importância da travessia segura para o pedestre.
- Incentivar e valorizar atitudes seguras no
trânsito
CHAMADA: O
trânsito é para todos.
DESENVOLVIMENTO: Com
as cinco dicas de travessia segura para o pedestre, confeccionamos um cartão
para ser entregue aos pais. Primeiro lemos e comentamos as dicas.
Os
alunos colaram as dicas em papel cartão e ilustraram a capa desse cartão com o
tema em questão.
No
dia seguinte socializamos como foi a entrega do cartão aos pais. As crianças
relataram as diversas experiências e as vivencias diárias sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário