Diante da necessidade de realizar
constantes e diversificadas práticas de leitura e escrita durante o processo de
ensino e aprendizagem, desenvolver a autonomia e a oralidade, fez-se necessária
a elaboração desse projeto. A pesquisa se constitui em um meio de realização da
leitura orientada – pois objetiva o estudo e a busca de informações acerca de um
determinado tema, mas autônoma – uma vez que o aluno tem liberdade para
escolher o foco de sua pesquisa, os veículos em que buscará informações e,
consequentemente, as leituras que realizará para compor seu trabalho.
Além disso, esse projeto se
justifica pela necessidade de o aluno perceber que a relação de uma pesquisa
vai muito além da cópia de livros didáticos ou enciclopédias, ou, diante da
internet, do “copiar”, “colar” e imprimir textos virtuais que nem ao menos são
lidos. A pesquisa precisa ser compreendida como um momento de leitura, estudo e
reflexão sobre um tema que será útil para o crescimento pessoal e acadêmico do
estudante.
Os alunos, a partir de experiências
e de suas leituras, também produzem textos (orais ou escritos) e podem, por
iniciativa própria, expor pensamentos, ideias, opiniões a fim de enriquecer os
debates em sala de aula. A leitura não pode ser mera repetição ou reprodução de
significados institucionalizados, deve ser um processo dinâmico de reflexão e
transformação.
As atividades voltadas ao ato de
ler e pesquisar auxilia a produção de textos orais e escritos mais
fundamentados e convincentes, ampliando a competência discursiva e a adequação
de recursos linguísticos. Além disso, ampliam o conhecimento sobre as
possibilidades de métodos de pesquisa, para que os alunos possam reconhecer
este estudo como um momento privilegiado de crescimento pessoal e ampliação de
conhecimentos de maneira reflexiva e autônoma.
Com o tema "A música na Geografia: inspiração em mãos que criam", o professor Paulo trabalhou com a tradução das músicas "De Volta Pro Aconchego" e "Saudade Da Minha Terra" em imagens:
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