O projeto “Formando
Leitores”, desenvolvido pela professora Nilcéa Pastori, justifica-se pela importância de bibliotecas nas escolas, que sejam
participantes das atividades pedagógicas, com a finalidade de formar cidadãos
que desenvolvam o hábito e o prazer pela leitura. Por meio da leitura, os
indivíduos são capazes de desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso
crítico, dentre outras características fundamentais para o convívio social como
a aproximação do universo letrado.
Por isso, é importante
favorecer a familiaridade com histórias e a ampliação do repertório por meio
do contato regular com textos e livros, envolvendo os educandos em situações de
conto e leitura.
Ao longo do projeto, diversas atividades são promovidas:
Organização do acervo facilitando e promovendo o empréstimo de materiais pelos alunos:
Organização de um sistema de controle de empréstimos: caderno de registro e marcadores de texto com identificação do aluno.
No
mês de abril em que se comemora o
Dia Nacional do Livro Infantil, data que marca o nascimento de Monteiro Lobato,
promoveu-se a divulgação e o incentivo à leitura de suas obras constantes do
acervo, com os alunos do 5º ano A. No dia da devolução, promoveu-se oficina para confecção da famosa boneca de pano "Emília", uma das principais personagens do autor.
Criada em 1972 e responsável por criar gerações de leitores no Brasil nas últimas quatro décadas, a coleção Vaga-Lume lançou autores como Marcos Rey, Luiz Puntel, Lúcia Machado de Almeida, Maria José Dupré, Marçal Aquino e muitos outros. Pensando em estimular a leitura dos livros da coleção, no mês de maio, os títulos foram reunidos em uma prateleira específica para despertar o interesse dos alunos que surpreenderam-se com a diversidade do acervo.
No
mês de junho propôs-se aos alunos do 4º ano a
leitura de contos de mistério, tendo
como principal objetivo intensificar o contato dos alunos com esse tipo
textual, ampliando seu repertório de contos narrativos. Conversar sobre
histórias que despertam o medo e o suspense possibilita aos alunos situações
onde é possível verificar, dentro do gênero textual, as principais
características do texto, como descrições, cenários e personagens, construindo
gradativamente o clímax e o desfecho surpreendentes. Esse tema vem ao encontro
do projeto trabalhado em sala de aula pelas professoras das turmas:
"Contos de Mistério".
Os alunos da Educação Infantil assistiram apresentação de teatro de fantoches:
"Chapeuzinho Vermelho"
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