segunda-feira, 12 de março de 2018

PROJETO FORMANDO LEITORES 2018


Este projeto de incentivo à leitura é desenvolvido pela professora Nilcéa Aparecida de Vitti Pastori.

O projeto “Formando Leitores” justifica-se pela importância de bibliotecas nas escolas, que sejam participantes das atividades pedagógicas, com a finalidade de formar cidadãos que desenvolvam o hábito e o prazer pela leitura.

Considerando a biblioteca escolar como um instrumento fundamental de apoio às atividades didático-pedagógicas, atenderá a docentes, discentes e comunidade escolar, no intuito de viabilizar a utilização do acervo literário, contribuindo para a criação de leitores e escritores competentes.




5º ANO A: Profª Elaine em visita semanal à biblioteca para escolha de livro para leitura.




Marcadores de páginas entregue aos alunos do Ensino Fundamental I e II







3º ano A - Profª Patrícia - escolhendo o livro para leitura semanal e momento de leitura.


Mais recente aquisição: Coleção Diário de um Banana - Entre os livros mais solicitados pelos alunos!



"A menina que roubava livros"
Atendendo inúmeras solicitações dos alunos, mais uma aquisição para a biblioteca, sempre incentivando a leitura.

No mês de março, contemplando conteúdos da apostila da Educação Infantil - Pré Escola, foi apresentado aos alunos Teatro de Sombras " O velho, o menino e o burro", texto de Ruth Rocha.

O momento proporcionou encantamento por parte dos alunos, principalmente devido o recurso utilizado (retroprojetor) que despertou o interesse pela história contada.










Trabalhando o tema respeito às diferenças com as turmas de Educação Infantil, em parceria com as professoras das turmas, foi desenvolvido trabalho com o livro "Menina bonita do laço de fita" da autora Ana Maria Machado.


















            No mês de abril em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, data que marca o nascimento de Monteiro Lobato, promoveu-se a divulgação e o incentivo à leitura de suas obras constantes do acervo. 
Os exemplares foram expostos em instalação especialmente preparada e os alunos dos 5º anos do EF I puderam escolher dentre os títulos oferecidos e retirá-los para leitura.












Na semana  em que se comemora o Dia do Índio (19/04) diversos livros foram disponibilizados na Sala dos Professores com o objetivo de facilitar o acesso aos materiais relativos aos povos indígenas do acervo da biblioteca. 




No mês de maio, junto aos professores dos quintos anos, discutiu-se a necessidade da aquisição de alguns títulos de livros para viabilizar trabalho diversificado com as referidas turmas. Decidiu-se pela aquisição dos livros “O menino do dedo verde” de Maurice Druon e Goosebumps Horrorland - A Vingança do Boneco Vivo, atendendo a proposta de leitura do Projeto “Aprender para ler...Ler para aprender ...” cujo Recorte Temático será Contos de Mistério.


Visando contribuir com a leitura realizada pelo professor aos alunos em sala de aula, foram selecionados livros com lendas e temas do folclore brasileiro em agosto e, em setembro, já abordando o tema da XV Mostra Cultural a realizar-se no mês de outubro, livros com temáticas relacionadas a valores, ética e cidadania. Os materiais foram disponibilizados na sala de HTPI de maneira a facilitar a escolha pelos professores da unidade escolar.






Em setembro, realizou-se pesquisa de interesse leitor para identificar, junto aos alunos, qual título gostariam de ter disponível na biblioteca para leitura.



Em outubro foi realizado teatro de fantoches da história “Chapeuzinho Vermelho” para os alunos da Educação Infantil. Neste ano, procurando apoiar as atividades gremistas e colaborando com o protagonismo juvenil, envolveu-se, nesta atividade, alunos do Grêmio Estudantil Oscar Novakoski – Chapa Voz Ativa.











Nenhum comentário:

Postar um comentário