EMEFEI Oscar Novakoski incia o segundo semestre letivo com Reunião de Replanejamento
“Quem
nasceu para ensinar nunca deve parar de aprender"
Paulo Freire
Iniciando a reunião a diretora da escola promoveu retrospectiva
das atividades realizadas no primeiro semestre letivo e, como forma de
valorizar o trabalho realizado pela equipe, foram compartilhadas boas práticas
docentes realizadas na unidade escolar.
De
maneira complementar a esta reflexão, desenvolveu-se a Dinâmica das Bexigas,
onde os presentes escreveram o que mais dificulta o seu trabalho em um pedaço
de papel que foi colocado dentro de uma bexiga. Logo após, todos juntos, ao
centro do pátio, lançaram as bexigas para o alto e não deveriam deixa-las cair,
dando a ideia de que precisamos, de forma colaborativa, resolver os entraves do
cotidiano. A medida em se que passava o tempo, a gestora solicitava aos
participantes que fossem se afastando e deixando as bexigas aos cuidados dos
colegas. Conclusão: quando trabalhamos em equipe, focados nos mesmos objetivos, fica mais fácil lidar com as dificuldades que surgem.
Neste sentido, o
replanejamento possibilita uma reflexão dos objetivos, metas e ações já
traçadas, assim como de seus resultados, favorecendo a discussão de novas
propostas de ação a partir das necessidades diagnosticadas. Replanejar inclui, a partir de alguns
indicadores, analisar, ajustar ou propor novas ações de apoio às aprendizagens.
A
avaliação é o indicador mais preciso para sinalizar as mudanças e intervenções
necessárias no processo de aprendizagem. A diretora projetou, então, os resultados preliminares da Prova Brasil e em seguida analisou-se os resultados internos da escola, relativos ao primeiro semestre letivo.
Ao replanejar, é preciso ter em mente promover a retomada das metas
iniciais e acompanhar a evolução do aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário