PROJETO FORMANDO LEITORES - 2016
Professora: Nilcéa
Ap de Vitti Pastori
Público Alvo: Alunos
da Educação Infantil e Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
O projeto “Formando
Leitores” justifica-se pela importância de bibliotecas nas escolas, que sejam
participantes das atividades pedagógicas, com a finalidade de formar cidadãos
que desenvolvam o hábito e o prazer pela leitura. Por meio da leitura, os
indivíduos são capazes de desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso
crítico, dentre outras características fundamentais para o convívio social como
a aproximação do universo letrado. A formação do leitor começa ainda na
infância, conforme indica Carvalho (1989, p. 194):
“E é na infância que
se adquire o hábito de ler; é na criança que estão todas as potencialidades e
disponibilidades para o prazer da leitura. E é evidente também que se torna
necessário abrir para a criança as janelas desse mundo maravilhoso.”
Por isso, é importante
favorecermos a familiaridade com histórias e a ampliação do repertório por meio
do contato regular com textos e livros, envolvendo os educandos em situações de
conto e leitura.
O projeto inicia-se, neste ano de 2016, com os alunos do 4º ano A, professora Célia, visitando a biblioteca para o empréstimo de livros para leitura.
E também a professora Cíntia Milene, com os alunos do 9º ano A:
HORA DA LEITURA COM O ENSINO FUNDAMENTAL I
No mês de abril em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, data que
marca o nascimento de Monteiro Lobato, promoveu-se a divulgação e o incentivo à
leitura de suas obras constantes do acervo. Monteiro Lobato foi, sem dúvida, um dos mais importantes escritores
brasileiros do século XX, especialmente pelas obras infantis e personagens que
marcaram a infância de várias gerações. Quem não conhece a Emília, a Narizinho,
o Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens antológicos que viviam no
"Sítio de Pica-pau Amarelo" e invadiram a imaginação das
crianças.
Seu desejo de "fazer livros onde as crianças possam morar" foi realizado, e, seus personagens ficaram íntimos de quase todos os brasileiros que sabem ler. Seus livros foram lidos na infância, mas suas histórias moram na memória de todos nós.
Seu desejo de "fazer livros onde as crianças possam morar" foi realizado, e, seus personagens ficaram íntimos de quase todos os brasileiros que sabem ler. Seus livros foram lidos na infância, mas suas histórias moram na memória de todos nós.
No mês de maio propôs-se aos alunos do 5º ano a
leitura de contos de mistério, tendo como principal objetivo intensificar o
contato dos alunos com esse tipo textual, ampliando seu repertório de contos
narrativos. Conversar sobre histórias que despertam o medo e o suspense
possibilita aos alunos situações onde é possível verificar, dentro do gênero
textual, as principais características do texto, como descrições, cenários,
personagens, construindo gradativamente o clímax e o desfecho surpreendentes.
Esse tema vem ao encontro do projeto trabalhado em sala de aula pelas
professoras das turmas: "Contos de Mistério"
PESQUISA DE INTERESSE LEITOR 2016
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